Connect with us

Pecados: Cobiça, Santo nome em vão, Sábado

Desenho Animado

Pecados: Cobiça, Santo nome em vão, Sábado

Essa história mostra três pecados: Cobiça, Santo nome em vão, Sábado, porque muitas vezes não pecamos em apenas um dos mandamentos e sim em 2, 3 ou mais, tudo vai depender de nossa relação com Deus.

3 Mandamento

Não tomarás em vão o nome do Senhor, o teu Deus, pois o Senhor não deixará impune quem tomar o seu nome em vão.

Na Bíblia “vão” significa “vazio”, “sem conteúdo”, “sem valor”, “não produtivo”. Pronunciar o nome de Deus em vão demonstra um desprezo para com o Deus Todo-Poderoso, que é um Deus de plano e propósito.

1. Com irreverência – Ef 5.3,4:  São todas aquelas formas de falar, aquelas frases irreverentes que usamos que incluem o nome santo de Deus. Como é comum e inconseqüente soltarmos um “meu Deus do céu”, “pelo amor de Deus”. Se queremos realmente dizer aquilo, então não tem problema. Mas se for apenas uma “força de expressão” ou comentário descuidado, aí é outra coisa.

2. Com hipocrisia (Is 48.1) – São pessoas que se chamam pelo nome de Deus, mas não vivem sinceramente na presença de Deus. Professar e cantar publicamente, mas em casa não viver a verdade que confessa.

3. Como uma falsa imagem – Usamos em vão o nome de Deus quando usamos Deus como espantalho na educação dos filhos, quando, por exemplo, ameaçamos dizendo: “Deus está te vendo! Deus vai te castigar!”.
• Com esses abusos do nome de Deus, muitas pessoas foram feridas na sua infância. A imagem curadora de Deus se transforma numa imagem ameaçadora, vingativa e muito exigente.

4. Como forma de manipular – Quando se usa o nome de Deus para manipular as massas:
a. Política (“guerras santas”)
b. Religião (manipulação; intimidação)
c. Intolerâncias
d. Na igreja: o famoso “Deus me falou”!

5. Como um chavão – Quando alguém usa o nome de Deus ou de Jesus Cristo como obscenidades – ou como expressões convenientes de raiva, frustração ou medo –, essa pessoa ainda não teve nenhum vislumbre real da majestade, santidade e maravilha de Deus.

4 Mandamento – Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo.

Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.

10 Mandamento – Cobiça

Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seus servos ou servas, nem seu boi ou jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.

Este é o último dos 10 mandamentos e é bem atual. Vivemos em um momento em que todos querem mais. Mais dinheiro, mais coisas, mais status… quando olhamos em volta e vemos que alguém tem algo que queremos logo bate aquela inveja ou sensação de injustiça. Como a igreja prega a humildade, este “querer mais” é pecado, pois devemos querer apenas conhecer Deus. Portanto, “não cobiçar coisas alheias” é a última regra, o décimo mandamento.
Devemos nos libertar da inveja, parar de nos comparar aos outros e, principalmente, parar de querer prejudicar alguém para tirar algum proveito. Tudo bem se inspirar em outra pessoa para ir atrás de nossos sonhos. Podemos observar, desejar o que ela tem e fazer por merecer. Seja uma promoção no trabalho, algum bem material ou até o estilo de vida.
Quem nunca viu uma família unida e pensou: “Um dia quero ter isso”? É ótimo ter incentivo, o que é pecado e errado, independente da sua religião, é ficar com raiva do outro, desejar que ele perca o que tem para que você se sinta melhor.
Outra questão que podemos levantar com esta lei é a de que sempre queremos o que o outro tem e raramente olhamos para o que está ao nosso redor. Por que nunca estamos satisfeitos? Pensamos, “vou ser feliz quando tiver isso ou aquilo”, mas na verdade precisamos encontrar a paz e a alegria no presente. Isso é viver bem!

Comentários

Mais em Desenho Animado

Advertisement

Você também vai Gostar!

Advertisement
Subir