Connect with us

Inveja e Mentira são Atitudes proibidas por Deus

Desenho Animado

Inveja e Mentira são Atitudes proibidas por Deus

O mandamento proíbe a Inveja e Mentira, pois pode levar a raiz do roubo, da pilhagem e da fraude; proíbe deixar-se levar pela concupiscência dos olhos, que leva a tantos pecados;
Pela cobiça ou inveja dos bens alheios, quantas rinhas e inimizades entre irmãos, entre povos! Quantas desavenças familiares e adultérios por desejar a mulher do próximo!

O que nos proíbe o décimo mandamento da Lei de Deus?

O décimo mandamento da Lei de Deus nos proíbe o desejo desordenado de riquezas e a inveja dos bens alheios.

O que nos ensina o décimo mandamento da Lei de Deus?

O décimo mandamento da Lei de Deus nos ensina a viver desprendidos dos bens materiais e a trabalhar com diligência para melhorar nossa situação atual com o coração aberto às necessidades dos demais.

Qual é o caminho posto por Deus para que os humanos cheguemos à felicidade?

O caminho posto por Deus para que os homens – indivíduos, famílias, povos e nações cheguemos à felicidade com paz e amor neste mundo e no Céu é cumprir os Dez mandamentos.

Estudando melhor: O que é Inveja e Mentira

O que é Inveja:

Inveja é o desejo de possuir um bem que pertence ao outro. É um sentimento de inferioridade e de desgosto diante da felicidade do outro. É um sentimento de cobiça da riqueza, do brilho e da prosperidade alheia.
É o desejo constante que algumas pessoas sentem ao almejar a todo custo as conquistas da vida alheia, é desejar o que o outro possui ou realiza.
Está intimamente ligada ao ciúme, no momento que produz desgosto ou tormento ao indivíduo que almeja possuir algo que pertence a outro indivíduo.
A expressão popular dor de cotovelo é usada para indicar que alguém está com inveja ou ciúme do outro, pois perdeu algo ou alguém para outra pessoa.

Para a Igreja Católica, a inveja é um dos sete pecados mortais e contra ela se prega a virtude da caridade e o amor ao próximo.

O que é Mentira:

Mentira é a afirmação de algo que se sabe ou suspeita ser falso; não contar a verdade ou negar o conhecimento sobre alguma coisa que é verdadeira. A mentira é o ato de mentir, enganar, iludir ou ludibriar.
O termo “mentira” é utilizado como uma oposição ao que é verdade. A pessoa acostumada a mentir é chamada de mentirosa, sendo que este adjetivo possui conotação pejorativa.
Contar uma mentira consiste em falar algo que não é verdade para alguém, com o intuito de que essa pessoa acredite. Mentir é enganar, além de ser uma das ações praticadas por quem possui intenções maliciosas em relação à outra. Por essas razões, a mentira é considerada um ato imoral ou criminal.
Está presente diariamente na vida de todo o ser humano, que vive em convívio social.

Tipos de mentiras

As mentiras podem ser classificadas em diferentes níveis, desde as “mentiras inofensivas”, que possuem uma finalidade de benevolente, até as mentiras que têm o objetivo de prejudicar a vida de outra pessoa, por vingança ou pura maldade.

No entanto, a mentira em excesso ou de forma compulsiva pode ser sinal de um transtorno psicológico chamado Mitomania.

Normalmente, a mentira nasce da necessidade do mentiroso em obter algum proveito ou se livrar de alguma situação que o incomode.
O mentiroso compulsivo, por sua vez, não tem nenhum objetivo ao mentir, fazendo isso mesmo quando não está sobre pressão social.
O mitomaníaco usa a mentira como uma ferramenta de consolo, pois assim sente-se mais satisfeito e calmo consigo mesmo, mascarando as suas angústias.

No âmbito religioso, a mentira é considerada um pecado divino, estando relacionada com o que é mau, maligno ou indigno. Para os cristãos, por exemplo, a mentira é representada pela figura do diabo, considerado o “pai das mentiras”.

Mentira tem perna curta

A famosa expressão “a mentira tem perna curta” significa que toda a mentira, mais cedo ou mais tarde, acaba descoberta.
Esta expressão serve como uma lição para as crianças de que não vale a pena contar mentir.

 

Comentários

Mais em Desenho Animado

Advertisement

Você também vai Gostar!

Advertisement
Subir