Connect with us

Isaac e seus filhos – Esaú e Jacó

Desenho Animado

Isaac e seus filhos – Esaú e Jacó

Neste Episódio Isaac e seus filhos – Esaú e Jacó , vamos ver como desprezou a Herança de Deus: Vindo Esaú do campo, e estava ele cansado; E disse Esaú a Jacó: Deixa-me, peço-te, comer desse guisado vermelho, porque estou cansado; Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura.

História Isaac e seus filhos – Esaú e Jacó

Quando Isaac era da idade de 40 anos, Abraão enviou Eliezer, seu servo, até a família de seu sobrinho Betuel na Mesopotâmia para encontrar uma esposa para Isaac. Eliezer escolheu Rebeca. Após muitos anos de casamento, Rebeca ainda não tinha dado à luz e acreditava-se ser estéril. Isaac orou por ela incessantemente e ela concebeu. Rebeca deu à luz a gêmeos, Esaú e Jacó. Isaac tinha 60 anos de idade, quando seus dois filhos nasceram. Isaac favorecia Esaú e Rebeca favorecia Jacó.

Primogenitura

Isaac envelheceu e ficou cego. Chamou seu filho Esaú para ele apanhar alguma caça, a fim de receber a bênção de Isaac. Enquanto Esaú estava caçando.
Jacó, depois de ouvir o conselho de sua mãe, enganou seu pai cego propositadamente passando-se por Esaú e, assim, obteve a bênção de seu pai, de tal forma que Jacó tornou-se herdeiro principal de Isaac e Esaú foi deixado numa posição inferior.
Isaac enviou Jacó na Mesopotâmia para escolher uma mulher de sua própria família. Depois de 20 anos trabalhando para Labão, Jacó voltou para casa, e reconciliou-se com seu irmão gêmeo, posteriormente ele e Esaú enterram seu pai quando ele morreu com 180 anos de idade.

Esaú,

Esaú em hebraico-peludo, foi também chamado de Edom em hebraico-vermelho, o pai dos Edomitas que habitaram um região que hoje é conhecida por Aqaba. Esaú nasceu ruivo e peludo.
Esaú era um perito caçador e amado do seu pai, enquanto Jacó habitava em tendas e era amado por sua mãe. Esaú vendeu a Jacó seu direito a primogenitura por um prato de lentilhas.
Ele tomou sua prima Maalate como mulher: Vendo também Esaú que as filhas de Canaã eram más aos olhos de Isaque seu pai, Foi Esaú a Ismael, e tomou para si por mulher, além das suas mulheres, a Maalate filha de Ismael, filho de Abraão, irmã de Nebaiote.
Esaú teve um filho chamado Elifaz, muitas vezes confundido com Elifaz, o Temanita (por habitar na região mais a sul da península arábica (Teman), hoje conhecida como Iémen). Este, considerado um sábio, é personagem importante no livro de Job.

Jacó

Feita a profecia de Deus a Rebeca sobre as duas nações que nasceriam do seu ventre é que nascem Esaú e Jacó. Seus descendentes seriam os edomitas e os israelitas, respectivamente. Jacó, com suas esposas Leia e Raquel, e suas duas concubinas, Bila e Zilpa, teria doze filhos – os futuros líderes das famosas Doze Tribos de Israel.

Após se passar pelo irmão para obter a bênção do pai, Isaque (já em leito de morte), Jacó entra em pé de guerra com Esaú. Sua mãe aconselha-o a sair de casa, prometendo-o chamar de volta quando o irmão se acalmasse. Neste ponto a idade de Jacó é de 40 anos. Isso pode ser atestado pelo casamento de Esaú, aos 40 anos, com mulheres que trouxeram problemas para a família (Gênesis 26:34,35). Rebeca usou desse argumento para que Isaque abençoasse a ida de Jacó, então com 100 anos, para Padã-Arã. Jacó, então, deixa a casa do pai e ruma a Padã-Arã (região da atual Siria), onde casa-se com duas jovens, Léia e Raquel. Após trabalhar 14 anos pelas esposas e mais 6 anos pela familia, (Gênesis 31.41), Deus diz para retornar à sua terra. (Gênesis 31.3) Ele parte com suas duas esposas, duas criadas, onze filhos e uma filha, seus criados e respectivos rebanhos.

Jacó retorna a Terra de seus pais com 60 anos (40 anos na ida mais 20 em Padã-Arã) e ainda vê seu pai durante mais 60 anos, que morre com 180 anos de idade, 10 anos antes de Jacó ir para o Egipto encontrar seu filho José (Gênesis 35.28). Jacó viveu 17 anos no Egito (Gênesis 47.28) e morreu aos 147 anos.

Comentários

Mais em Desenho Animado

Advertisement

Você também vai Gostar!

Advertisement
Subir