Connect with us

Santo Estevão – O Primeiro a Morrer por Cristo

Desenho Animado

Santo Estevão – O Primeiro a Morrer por Cristo

Santo Estevão é o primeiro mártir do cristianismo, sendo considerado santo por algumas das denominações cristãs (católica, ortodoxa e a anglicana). É celebrado em 26 de Dezembro no Ocidente e em 27 de Dezembro no Oriente por tais denominações. Ele também está listado entre os Setenta Discípulos.

A história de Santo Estêvão

Aparece em Atos 6 e Atos 7, livros do Novo Testamento da Bíblia cristã. Consta que houve resmungos da parte dos “judeus que falavam grego” contra os “judeus que falavam hebraico” porque suas viúvas estavam sendo preteridas na distribuição diária de alimentos (Atos 6:1).

Estevão é transformado em Diácono

Os apóstolos convocaram então os discípulos e propuseram que fosse formada uma comissão de “sete homens acreditados, cheios de espírito e de sabedoria” (Atos 6:3), que se incumbiriam da distribuição. Estêvão, “homem cheio de fé e Espírito Santo” (Atos 6:5), estava entre esses, todos usando nomes gregos, que foram postos diante dos apóstolos e, após terem orado, receberam a imposição das mãos.
Segundo os Actos dos Apóstolos, Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos da igreja nascente, logo após a morte e Ressurreição de Jesus, pregando os ensinamentos de Cristo e convertendo tanto judeus como gentios.

Grupo dos Helenistas

Estevão pertencia a um grupo de cristãos que pregavam uma mensagem mais radical, um grupo que ficou conhecido como os helenistas, já que os seus membros tinham nomes gregos e eram educados na cultura grega e que separou do grupo dos doze apóstolos. Também eram conhecidos como o “grupo dos sete”. Foi detido pelas autoridades judaicas, levado diante do Sinédrio (a suprema assembleia de Jerusalém), onde foi condenado por blasfémia, sendo sentenciado a ser apedrejado (Atos 8).
Entre os presentes na execução, estaria Saulo de Tarso, o futuro São Paulo, ainda durante os seus dias de perseguidor de cristãos.

Comentários

Mais em Desenho Animado

Advertisement

Você também vai Gostar!

Advertisement
Subir